Apesar
de alguns questionamentos, a informática vem se tornando uma grande aliada na
educação infantil. Não há como não reconhecer a importância da informática já
que estamos vivendo em um mundo tecnológico e mais do que nunca ela é
necessária para o futuro profissional na sociedade. Sua introdução na educação
infantil leva conhecimento às crianças de modo diferenciado, por isso ela é um
importante instrumento de apoio ao aprendizado. Como vivemos numa era moderna e
tecnológica a educação não pode ficar para trás, desde que
planejada e bem implantada as crianças só têm a ganhar com uso da
informática dando-lhe mais possibilidades ao desenvolvimento. A
informática não será a solução mágica para a educação, mas é um instrumento
pedagógico útil para enriquecer e melhorar o aprendizado, principalmente na
educação infantil. Precisamos tomar consciência da necessidade de criar e
inovar constantemente e começar isso desde cedo com as nossas crianças.
Oportunizar
momentos para as crianças criarem, construírem múltiplos conceitos, propiciados
de maneira lúdica e prazerosa pode gerar ainda maior interesse, principalmente
se houver clima de confiança, transformando, dessa forma, sua realidade. A
necessidade de conhecer melhor os processos de alfabetização/letramento das
crianças justifica-se pelo papel constitutivo que a linguagem tem na criação
dos sujeitos e, por isso, a importância de contínuas revisões nas práticas de
trabalho com a linguagem na escola. Justifica-se, também, pela possibilidade de
geração de subsídios para novas investigações na direção de uma teoria social
da alfabetização e do letramento.
O
crescente aumento na utilização das novas ferramentas tecnológicas como o
computador e a Internet na vida social, tem exigido das crianças a aprendizagem
de comportamentos e raciocínios específicos. Por essa razão, alguns estudiosos
começam a falar no surgimento de um novo tipo, paradigma ou modalidade de
letramento, que tem chamado de letramento digital. Esse novo letramento,
segundo eles, considera a necessidade dos indivíduos dominarem um conjunto de
informações e habilidades mentais que devem ser trabalhadas com urgência pelas
instituições de ensino, a fim de capacitar o mais rápido possível os alunos a
viverem como verdadeiros cidadãos neste novo milênio cada vez mais cercado por
máquinas eletrônicas e digitais.
Muitas
atividades da vida moderna têm se modificado com o aparecimento das novas
tecnologias de comunicação. Essas mudanças têm influenciado o processo ensino-
aprendizagem, levando inúmeros educadores a refletir sobre as conseqüências que
essas tecnologias e essas práticas podem trazer para a sociedade.
O letramento está relacionado à aquisição de conhecimentos
que constituem a cultura letrada. As práticas sociais que envolvem a escrita e
também o diálogo entre os conhecimentos da vida, constituem ao nosso início da
identidade cultural.
Os
computadores tendem a desenvolver habilidades como a independência e autonomia
na aprendizagem, abertura emocional e intelectual, preocupação pelos
acontecimentos globais, liberdade de expressão e convicções firmes,
curiosidade, imediatismo e instantaneidade na busca de soluções para os problemas
do cotidiano escolar.
Considerando
que a utilização de jogos educativos possa vir a ser um recurso complementar
nos processos de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano, é possível
acreditar que a junção da tecnologia e mediação do professor, efetivamente dê
ampliação ao letramento na educação infantil.
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