sábado, 4 de junho de 2016

Informática na Educação Infantil.


 Apesar de alguns questionamentos, a informática vem se tornando uma grande aliada na educação infantil. Não há como não reconhecer a importância da informática já que estamos vivendo em um mundo tecnológico e mais do que nunca ela é necessária para o futuro profissional na sociedade. Sua introdução na educação infantil leva conhecimento às crianças de modo diferenciado, por isso ela é um importante instrumento de apoio ao aprendizado. Como vivemos numa era moderna e tecnológica a educação não pode ficar para trás, desde que planejada e bem implantada as crianças só têm a ganhar com uso da informática dando-lhe mais possibilidades ao desenvolvimento. A informática não será a solução mágica para a educação, mas é um instrumento pedagógico útil para enriquecer e melhorar o aprendizado, principalmente na educação infantil. Precisamos tomar consciência da necessidade de criar e inovar constantemente e começar isso desde cedo com as nossas crianças.


   Oportunizar momentos para as crianças criarem, construírem múltiplos conceitos, propiciados de maneira lúdica e prazerosa pode gerar ainda maior interesse, principalmente se houver clima de confiança, transformando, dessa forma, sua realidade. A necessidade de conhecer melhor os processos de alfabetização/letramento das crianças justifica-se pelo papel constitutivo que a linguagem tem na criação dos sujeitos e, por isso, a importância de contínuas revisões nas práticas de trabalho com a linguagem na escola. Justifica-se, também, pela possibilidade de geração de subsídios para novas investigações na direção de uma teoria social da alfabetização e do letramento.
   O crescente aumento na utilização das novas ferramentas tecnológicas como o computador e a Internet na vida social, tem exigido das crianças a aprendizagem de comportamentos e raciocínios específicos. Por essa razão, alguns estudiosos começam a falar no surgimento de um novo tipo, paradigma ou modalidade de letramento, que tem chamado de letramento digital. Esse novo letramento, segundo eles, considera a necessidade dos indivíduos dominarem um conjunto de informações e habilidades mentais que devem ser trabalhadas com urgência pelas instituições de ensino, a fim de capacitar o mais rápido possível os alunos a viverem como verdadeiros cidadãos neste novo milênio cada vez mais cercado por máquinas eletrônicas e digitais.
   Muitas atividades da vida moderna têm se modificado com o aparecimento das novas tecnologias de comunicação. Essas mudanças têm influenciado o processo ensino- aprendizagem, levando inúmeros educadores a refletir sobre as conseqüências que essas tecnologias e essas práticas podem trazer para a sociedade.

   O letramento está relacionado à aquisição de conhecimentos que constituem a cultura letrada. As práticas sociais que envolvem a escrita e também o diálogo entre os conhecimentos da vida, constituem ao nosso início da identidade cultural.
   Os computadores tendem a desenvolver habilidades como a independência e autonomia na aprendizagem, abertura emocional e intelectual, preocupação pelos acontecimentos globais, liberdade de expressão e convicções firmes, curiosidade, imediatismo e instantaneidade na busca de soluções para os problemas do cotidiano escolar.
   Considerando que a utilização de jogos educativos possa vir a ser um recurso complementar nos processos de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano, é possível acreditar que a junção da tecnologia e mediação do professor, efetivamente dê ampliação ao letramento na educação infantil.

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